LEO Clubes
LEO Clubes são um grupo de serviço voluntário juvenil, patrocinados por Lions Clubes locais, sob a égide de Lions Clubs International, sendo compostos por jovens com faixa etária de 12 a 30 anos.
São Clubes que existem em mais de 139 países do mundo e realizam atividades em prol da cultura, cidadania e outras mais, ampliando seus conhecimentos e horizontes através da dedicação ao serviço filantrópico, reunindo atualmente mais de 144 mil jovens.
Os LEO Clubes oferecem também, oportunidades para um melhor desenvolvimento pessoal, por meio de novas amizades e obtendo uma melhor compreensão humana. Em vez de apenas desejar que o mundo seja um lugar melhor para se viver, os componentes dos LEO Clubes trabalham para alcançar esse objetivo. Estes clubes possuem suas diretorias que, por eleições, se renovam a cada AL, sigla que representa “Ano LEOístico”, período que vai de 1º de julho até 30 de junho do seguinte ano. Exemplo: O AL 2010/2011 iniciou-se no dia 1º de julho de 2010 e terminará no dia 30 de junho de 2011. Os associados se denominam “companheiros” e todos usam na lapela um distintivo com o emblema oficial dos LEO Clubes.
O movimento LEO no Brasil conta com cerca de 13 mil associados, espalhados em mais de 400 LEO Clubes. Estes jovens atuam nos quatro Distritos Múltiplos (LA, LB, LC e LD).
Índice
A História
Há quase 60 anos, o treinador Jim Graver deu início ao jogo. Muito provavelmente era um jogo de baseball.
Em 1957, Graver era o treinador do time de baseball da Abington High School, Pensilvânia, EUA. Era também um sócio ativo do Lions Clube de Glenside, Pensilvânia.
Juntamente com seu companheiro Leão, William Ernst, Graver falava em iniciar um clube de serviços para estudantes do ginásio. Atribui-se a Ernst a declaração em um artigo do jornal “The Evening Bulletin”, em 7 de outubro de 1976, de que “Os Kiwanians tinham seus Key Clubs e os Rotarianos tinham seu Wheel Club (depois mudado para Interact Clubs)”.
Eles então pediram apoio a seus companheiros Leões. Sem hesitar, o Lions de Glenside concordou que um grupo de jovens Leões seria uma boa idéia. Graver e Ernst começaram a trabalhar.
“Precisamos de um núcleo, um grupo de crianças com o qual começar”, disse Ernst. “Assim, fizemos com que o filho de Jim viesse à primeira reunião, acompanhado de todo o seu time de baseball”. Nove meninos do segundo ano, calouros e veteranos, se juntaram ao grupo de 26 jogadores de baseball.
Juntos, os 35 adolescentes formaram um clube. Em 5 de dezembro de 1957, o Lions de Glenside concedeu uma carta constitutiva ao LEO Clube da Abington High School.
Como o primeiro LEO clube do mundo, o grupo criou o acrônimo LEO – Liderança, Igualdade (mais tarde alterado para Experiência), Oportunidade. E o grupo escolheu as cores bordô e dourado (as cores de sua escola) como as cores do LEO clube.
Os CC.LEO de Abington representavam uma idéia isolada até 1963. Naquele ano, um LEO clube foi formado na Tamaqua Area High School, na Pensilvânia. Logo em seguida, um ex-Leão da Filadélfia formou um LEO Clube em Nova Iorque. Em 1964, havia 27 LEO clubes na Pensilvânia e um em Nova Iorque.
Em outubro de 1967, a diretoria internacional do Lions Clubs International adotou o Programa LEO Clube como programa oficial da associação. Aberto a ambos os sexos, o objetivo do Programa LEO Clube era, e ainda é:
“…oferecer aos jovens do mundo uma oportunidade de desenvolvimento e contribuição, individual e coletiva, como membros responsáveis da comunidade local, nacional e internacional”.
Em 1968, LEO clubes recém-formados começaram a enviar à sede internacional suas solicitações de certificação. Em 17 de outubro de 1969, os formulários solicitando certificação para o LEO Clube da Abington High School chegou à sede. Nessa data, o primeiro LEO clube do mundo foi formalmente reconhecido como parte do Programa LEO Internacional. O LEO John Hebert, de Baederwood, Pensilvânia, atuou como presidente do LEO Clube da Abington High School.
Em abril de 2005, a Diretoria Internacional do Lions aprovou o projeto de serviço internacional Atenção às Crianças para LEO Clubes.
Os LEO Clubes são incentivados a desenvolver um projeto para crianças em circunstâncias adversas. Uma data ideal para implementar um projeto Atenção às Crianças é 5 de dezembro, o Dia Internacional do LEO.
No Brasil, o primeiro LEO Clube fundado foi o LEO Clube Maceió-Lagoa, na cidade de Maceió/AL, no dia 28 de agosto de 1969 e desde então, esta data passou a ser o Dia Nacional do LEOísmo.
Hoje, O Programa está mais forte do que nunca e o serviço comunitário continua sendo a pedra fundamental do programa de LEO Clubes.
Nome
- Liderança
- Experiência
- Oportunidade
Divisões
Distrito Múltiplo
Território constituido por dois ou mais Distritos. No caso do Brasil temos quatro Distritos Múltiplos (LA, LB, LC e LD). O Distrito Múltiplo LEO segue os mesmos limites o Distrito Múltiplo de Lions correspondente.
O Distrito Múltiplo de Lions é administrado por um Presidente do CG (Conselho de Governadores), e o Distrito Múltiplo LEO é administrado por um Presidente do DM (Distrito Múltiplo).
Distrito
Subdivisões de Distritos Múltiplos. Território determinado, dentro do qual se agrupa um número de clubes, com fins administrativos. O Distrito LEO segue os mesmos limites do Distrito de Lions correspondente. Um Distrito LEO é formado por pelo menos seis LEO Clubes constituídos, ou seja, com Certificado de Organização emitido por Lions Clubes Internacional.
O Distrito de Lions é administrado por um Governador de Distrito, e o Distrito LEO é administrado por um Presidente de Distrito.
- O Distrito Múltiplo LEO LA está subdividido nos Distritos: LA-1, LA-2 (Bahia), LA-3, LA-4 (Ceará), LA-5 e LA-6, compreendendo as Regiões Nordeste e Norte (exceto Tocantins)
- O Distrito Múltiplo LEO LB está subdividido nos Distritos LB-1, LB-2,LB-3, e LB-4, compreendendo a Região Centro-Oeste além de Tocantins, Distrito Federal e parte de Minas Gerais, de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
- O Distrito Múltiplo LEO LC está subdividido nos Distritos: LC-1, LC-2, LC-3, LC-4, LC-5, LC-6, LC-8, LC-11 e LC-12. Com o Redistritamento ocorrido em julho de 2004, os Distritos LC-7, LC-9 E LC-10 se fundiram para formar um único Distrito o LC-12. compreedendo a Região Sudeste (exceto parte de Minas Gerais, de São Paulo e Mato Grosso do Sul).
- O Distrito Múltiplo LEO LD está subdividido nos Distritos: LD-1, LD-2, LD-3, LD-4, LD-5, LD-6, LD-7, LD-8 e LD-9, compreendendo a Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).
Objetivos do LEO Clube
O LEO Clube tem como objetivo promover atividades de serviço entre a juventude da comunidade tendo, como conseqüência, o desenvolvimento das qualidades individuais de Liderança, Experiência e Oportunidade. Busca, ainda, unir os sócios pelos laços de amizade, companheirismo e compreensão mútua.
Propósitos do LEO Clube
- Oferecer à juventude do mundo uma oportunidade para contribuir individual e coletivamente, com as comunidades local, nacional e internacional, e para desenvolver-se como membros responsáveis dessas entidades.
- Promover entre os sócios a adoção de altos princípios de ética.
- Desenvolver qualidades de liderança.
- Dar ao sócio a experiência de serviço comunitário.
- Promover a compreensão internacional.
- Além de ser a única maneira em que a sociedade não julga como forma de ganhar dinheiro com movimentos comunitários
Ligações externas
- LEOZONE (em inglês)
- LEONET (em português)
- Lions Clube (em inglês)
- LEO Clube (em português)
- LEO Clube Santo Ângelo Universitário (em português)